Ver página do Projeto Click

Documentos

Empregabilidade na Economia Social - o papel das Políticas Ativas de Emprego

A relevância do setor social é hoje amplamente reconhecida quer por investigadores internacionais, que se têm dedicado ao estudo desta temática, quer pelas autoridades públicas, legislativas e institucionais, ainda mais, num contexto de profundas mudanças económicas e sociais.
Este sector, que pela sua natureza tende a procurar resposta para as necessidades reais da sociedade civil, tem, no contexto referido, vindo a ganhar relevância em domínios plurais, entre eles, no domínio da inserção social e profissional de públicos vulneráveis, enquadrado num caminho de combate ao desemprego, de desenvolvimento local e de luta contra a exclusão social.
Por outro lado, as designadas políticas ativas de emprego têm vindo a ganhar um papel crescente no quadro da promoção do crescimento e do emprego, assumindo cada vez maior importância enquanto instrumentos que procuram atenuar as disfunções no mercado de trabalho e promover um encontro mais eficiente entre a oferta e a procura no mercado laboral.
De resto, sabemos o quão importante tem sido a sua intervenção no domínio dos apoios à integração económica e social de grupos desfavorecidos, quer por via da aquisição de competências pessoais, relacionais e socioprofissionais, visando melhorar a sua empregabilidade, quer pela criação do próprio emprego.
É neste contexto que se insere a elaboração do presente estudo. Da autoria da EAPN Portugal com a consultoria do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior, o mesmo decorre de um desafio lançado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, parceiro institucional com o qual a EAPN mantém um acordo de cooperação há mais de dez anos.
Faça o download do estudo aqui.

Data: 2015-06-18

Inquérito à Empregabilidade nas Organizações da Economia Social Download

Inquérito integrado na primeira fase de um estudo realizado pela EAPN Portugal, em parceria com o Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (DS – UBI) e ao abrigo de um protocolo com o IEFP, IP que pretende caracterizar as organizações da economia social em Portugal, no que respeita a práticas de empregabilidade, particularmente à aplicação de políticas ativas de emprego.

Data: 2014-05-04

Projeto Click _ ativar competências de empregabilidade Download

Manual de apoio às sessões de coaching para a empregabilidade que integram o projeto.

Data: 2014-04

Riqueza, desigualdade e polarização social na UE_ Explicativo EAPN Nº3 Download

O propósito deste explicativo é fornecer um ponto de partida, dando um panorama geral das discussões atuais, bem como dos dados e da investigação disponíveis sobre a riqueza. Pretende fornecer informações de fundo, a fim de promover um debate mais alargado sobre os papéis da riqueza, da desigualdade e da polarização social, do impacto desses fatores na pobreza e na sua prevenção e erradicação, e da necessidade de uma melhor distribuição da riqueza.

Como tal, é um suplemento ao Explicativo no.1, sobre a pobreza, que coloca o seu enfoque principalmente nas causas, nas características e nas consequências da pobreza, bem como na ligação entre a pobreza e a desigualdade. Tal como é o caso da maioria das publicações da EAPN, este manual debruçar-se-á principalmente sobre a situação europeia, não deixando por isso de ter em conta, e de fornecer um breve panorama, da dimensão global da questão.

Data: 2014-03

Rendimento Mínimo Adequado na UE_ Explicativo EAPN nº2 Download

O rendimento mínimo adequado pode provir de inúmeras fontes: salários, pensões, benefícios sociais. A EAPN defende o direito a um rendimento mínimo adequado durante a vida, incluindo salários dignos e pensões adequadas. No entanto, esta brochura destina-se sobretudo a introduzir a questão da adequação do rendimento mínimo proveniente da assistência social e não das outras fontes. As referências às questões dos salários e das pensões são aqui secundárias.
O documento procura responder às seguintes questões:
●O que é que se entende por adequado? Como é calculada a adequação?
● Em que medida são os níveis atuais de rendimento mínimo adequados para pessoas em situação real de pobreza?
● Existem exemplos de boas práticas para melhor calcular a adequação dos rendimentos? Quais são os seus pontos positivos e negativos?
● Qual é o caminho a seguir na elaboração de políticas?
● De que forma é encarada a adequação nas atuais reformas dos sistemas nacionais de proteção social?

Data: 2014-03

Pobreza e Desigualdade na UE_ Explicativo EAPN nº1 Download

Este documento visa fornecer uma introdução simplificada ao debate sobre a pobreza. Assim, concentra-se primeiramente nas perspetivas atuais sobre a natureza e a extensão da pobreza, as suas causas e ligações à desigualdade. Explica também como é que a pobreza é atualmente entendida e medida na UE e salienta algumas das lacunas destas abordagens.
Este explicativo nº1, editado em 2009, é o primeiro de um conjunto de publicações da EAPN Europa que analisam questões chave no âmbito do discurso europeu sobre a pobreza, recorrendo a uma linguagem adequada à sua transmissão junto da sociedade civil. Destaque-se que a presente tradução do documento para português, foi realizada ao abrigo do protocolo entre a EAPN Portugal e o IEFP no ano de 2013, introduzindo a atualização de alguns dos dados estatísticos mais relevantes da publicação.

Data: 2014-02

Cabo dos Trabalhos

“Cabo dos Trabalhos” é um caminho de partilha e de encontro com vinte e duas histórias em torno de fatores de exclusão e de inclusão no mercado de trabalho. Os factores que neste livro encontrariam lugar são, com certeza, mais ou diferentes dos que efetivamente estão nele presentes. No entanto, os que optamos por partilhar resultam do contacto direto com públicos vulneráveis, ao longo de ações dinamizadas nos últimos anos, no âmbito do presente protocolo.

Muito poderia ser escrito e analisado em torno dos fatores de exclusão e de sucesso no acesso ao mercado laboral: este livro é uma opção de o fazer na primeira voz. A sua estrutura obedece assim a uma lógica de partilha da história de vida individual dos participantes, seguida de um enquadramento analítico e estatístico dos fenómenos que na sua história são partilhados. Em termos de imagem, componente central deste livro, apresentamos primeiro um rosto individual, que representa a importância da diferença e da essência de cada um dos testemunhos, da determinação que cada pessoa pode desempenhar na escrita da sua própria história de vida. Segue-se um retrato coletivo, partilhado com pessoas que, para cada um dos nossos personagens, desempenham um papel determinante nas suas histórias de vida e que nos demonstram que a existência do outro é um traço essencial da nossa própria existência. Concluímos a experiência deste livro com a partilha do processo que lhe deu corpo; revelando os bastidores de um trabalho participativo e apenas possível pela colaboração de todos os que nele se envolveram.
Cabo dos Trabalhos é assim um retrato plural de um Portugal do Trabalho, um Portugal no qual urge intervir, em nome de uma sociedade mais justa e inclusiva.


Consulte o livro no link: http://www.eapn.pt/e-books/e_book_cabo_dos_%20trabalhos/

Para mais informações contactar: 225 420 800

Data: 2013-03

Pobreza, Exclusão, Desemprego e Empresas de Inserção em Portugal: a perspectiva dos promotores e dos beneficiários, 2006

Esta publicação surge na sequência da publicação do Directório das Empresas de Inserção em Portugal 2005, realizado no âmbito do Protocolo de Cooperação celebrado entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal. No quadro de um eixo fundamental de intervenção da EAPN Portugal - a investigação - este trabalho surge como o resultado de um estudo que acompanhou a recolha e o tratamento de dados e que esperamos ser um contributo válido e necessário à avaliação da Medida Empresas de Inserção e do próprio Mercado Social de Emprego, acrescentando o ponto de vista de dois dos principais intervenientes: os promotores e os beneficiários. A publicação consiste no número 10 da coleção Cadernos REAPN encontrando-se disponível para venda.



Para mais informações contactar: 225 420 800.

Data: 2006

"Mercado social de emprego e outras medidas de apoio à criação de emprego", 2006 Download

Data: 2006

© 2019, EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza  ·  Desenvolvido por Bizview