Ver página do Projeto Click

Documentos

O Combate à Pobreza em Contexto da Covid-19: Resultados do Inquérito às Organizações Download

A Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal (EAPN Portugal), em parceria com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, lançou de 22 de abril a 2 de maio de 2020 um questionário online sobre o combate à pobreza em contexto da COVID-19. Com o objetivo de conhecer quais os principais impactos que a Pandemia estava a ter nas organizações e nos públicos com os quais trabalham, foram obtidas um total de 802 respostas por entidades sediadas no Continente e Ilhas (Madeira e Açores). No momento da aplicação do questionário encontrávamo-nos há cerca de um mês em Estado de Emergência decretado pelo Governo e, de uma forma geral, este questionário permitiu perceber como as organizações que trabalham na área social, quer sejam organizações do Terceiro Sector, quer entidades públicas estavam a lidar com as profundas e rápidas transformações decorrentes da pandemia.

O facto de o nível de resposta a este questionário, num tão curto espaço de tempo, ter sido tão elevado, revela que as organizações estavam preocupadas com a situação e que tinham vontade em dar o seu contributo para a resolução possível do mesmo. Este documento sistematiza as principais conclusões extraídas deste inquérito.

Data: 2021-01

Pobreza e Exclusão Social em Portugal: Relatório 2020 Download

A pandemia causada pelo SARS-COV-2 (COVID-19) veio transformar a situação de pobreza e exclusão social em Portugal. Após a crise económica e financeira, a população em Portugal começava a recuperar rendimentos e o desemprego diminuía significativamente. A evolução dos dados do ICOR demonstra uma redução claramente positiva da pobreza ou exclusão social entre 2013 e 2019. Mas estes dados demonstram também as fragilidades desse processo de retoma, onde alguns grupos mantinham níveis de vulnerabilidade à pobreza ou à exclusão social ainda demasiadamente elevados. Olhar para os dados do ICOR2019, mesmo que estejam desatualizados face ao novo contexto de crise económica despoletada pela pandemia, permite-nos olhar para as vulnerabilidades da sociedade portuguesa e perceber onde a atual crise terá potencialmente os impactos mais graves.

Data: 2021-01

Projeto Click - Ativar competências de empregabilidade - 2020 - Relatório Final Download

Projeto Click - Ativar competências de empregabilidade - 2020 - Relatório Final

Data: 2021-01

Avaliação de Impacto do Projeto Click - Estudo Purianual (Edições 2014 a 2019) Download

O Projeto Click - ativar competências de empregabilidade surge em 2014 ao abrigo do Acordo de Cooperação entre a EAPN Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP., para, numa lógica de atuação personalizada, estabelecer a ponte entre o tecido empregador e pessoas desempregadas beneficiárias do Rendimento Social de Inserção. Com esta publicação, a EAPN Portugal pretende dar a conhecer aos parceiros e comunidade os resultados e disseminar as boas práticas inerentes à metodologia do Projeto Click.

A Avaliação de Impacto deste Projeto tem como principais objetivos a aferição das repercussões ao nível da integração socioprofissional das pessoas em situação de vulnerabilidade social que nele participaram e, por outro lado, conhecer as representações sociais dos stakeholders do Projeto em torno do público alvo, assim como as boas práticas e dimensões passíveis de aperfeiçoamento. Tendo como objeto de estudo as edições de 2014 a 2019, foi assim possível conhecer a extensão do impacto que esta intervenção representou na condição de vida dos participantes e, em concomitância, traçar o roteiro das boas práticas e das melhorias a implementar na prática futura.

O e-book poderá ser consultado no seguinte link: https://eapn.pt/e-books/avaliacaoimpactoprojetoclick/

Data: 2021-01

Futuro da Manufatura - Cenário de tecnologia: Implicações de emprego da automação radical Download

Este relatório analisa o impacto da aplicação acelerada das tecnologias de automação e digitalização na estrutura de salários e tarefas do emprego na Europa. Apesar do alto nível de incerteza dessas projeções, a contribuição deste relatório é estender a análise além da substituição tecnologicamente viável de trabalhadores por máquinas, incorporando alguma economia à análise. Isso inclui a viabilidade macroeconómica do custo de investimento em automação, os efeitos multiplicadores da perda de exigência - não apenas por causa da perda inicial de empregos, mas também como resultado do afastamento de outros rendimentos do trabalho - e a criação de empregos que emana da crescente necessidade por equipamentos de tecnologia da informação e comunicação (TIC). A análise é realizada usando o modelo macroeconométrico E3ME, que fornece informações sobre impactos setoriais, juntamente com o modelo de Extensão do Mercado de Trabalho Warwick para análise ocupacional. Uma análise mais aprofundada da evolução do emprego na Europa é realizada usando o Eurofound’s European Jobs Monitor.

Data: 2019-04-10
Nota: Documento em inglês

Gender pay gap: disparidades remuneratórias entre homens e mulheres Download

O indicador Gender pay gap, que podemos traduzir como disparidade salarial de género, é um indicador não ajustado que mede a diferença relativa na remuneração bruta à hora entre mulheres e homens, permitindo-nos compreender quanto, em termos percentuais, ganham a mais ou a menos as mulheres face aos homens. Em fevereiro, o Em Foco explora indicadores que permitem perceber as diferenças remuneratórias entre homens e mulheres e a posição relativa que, com base neste indicador, Portugal ocupa no contexto da União Europeia. Daí se conclui que, pese embora as melhorias aparentes na nivelação das remunerações base médias, a disparidade é maior em Portugal no ganho médio mensal, que inclui todas as componentes remuneratórias. A comparação internacional possibilitada pelos indicadores do Eurostat, pese embora mais desatualizada face os indicadores divulgados pelas fontes de estatísticas oficiais portuguesas, demonstram bem que Portugal viu piorar a sua posição relativa na última década, figurando em 2016 entre os dez países da UE-28 com maior desigualdade salarial entre homens e mulheres

Data: 2019-02

Combate à Pobreza no trabalho Download

Embora a pobreza e as questões sociais em geral tenham ganho cada vez mais visibilidade a nível da UE, ainda acreditamos que exista um foco excessivo no emprego como a principal saída da pobreza, sem que o debate se estenda à qualidade e sustentabilidade dos empregos oferecidos.
Os membros da EAPN no terreno costumam testemunhar a disseminação da pobreza no trabalho, ou seja, pessoas que sofrem de pobreza, apesar de terem um emprego. De facto, em 2017, 9,6% das pessoas empregadas viviam abaixo do limiar da pobreza, correspondendo a mais de 32 milhões de trabalhadores em risco de pobreza.

Data: 2018-12

Relatório de Atividades 2017 Download

A informação deste relatório complementa-se com relatórios de atividades específicas, tal como é o caso do projeto Click e do Grupo Empregabilidade ReC (relatórios disponíveis na secção Eventos).

Data: 2018-01

Relatório de Atividades 2016 Download

A informação deste relatório complementa-se com relatórios de atividades específicas, tal como é o caso do projeto Click e do Grupo Empregabilidade ReC (relatórios disponíveis na secção Eventos).

Data: 2017-02

Relatório de Atividades 2015 Download

A informação deste relatório complementa-se com relatórios de atividades específicas, tal como é o caso do projeto Click (relatórios disponíveis na secção Eventos).

Data: 2016

Relatório de Atividades 2014 Download

Relatório de Atividades 2014

Data: 2015

Relatório de Atividades 2013 Download

Relatório Anual de Atividades do Protocolo EAPN - IEFP,IP - 2013

Data: 2014

Relatório Anual - 2012 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2012

Data: 2012

Relatório Anual - 2011 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2011

Data: 2011

Relatório Anual - 2010 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2010

Data: 2010

Relatório Anual - 2009 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2009

Data: 2009

Relatório Anual - 2008 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2008

Data: 2008

Relatório Anual - 2007 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2007

Data: 2007

Relatório Anual - 2006 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2006

Data: 2006

Relatório Anual - 2005 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2005

Data: 2005

Relatório Anual - 2004 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2004

Data: 2004

Relatório Anual - 2003 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2003

Data: 2003

Relatório Anual - 2002 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2002

Data: 2002

Relatório Anual - 2001 Download

Relatório de execução do plano de ação - 2001

Data: 2001

© 2021, EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza  ·  Desenvolvido por Bizview